quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Endometriose

           Podemos chamar de endometriose, quando ocorre a presença do endométrio fora da cavidade uterina, sua localização normal. A mesma é a parte mais interna do útero, responsável por abrigar o óvulo fecundado e revestido sendo eliminado quando a mulher não esta grávida através da menstruação.
           A endometriose pode ser classificada como superficial ou profunda, analisando-o seu local instalado, qual o seu tipo, o seu foco, entre outros. Por isso que seus sintomas variam muito, podendo ocorrer dor pélvica cíclica, dispareúnia que é o aparecimento de dor durante ou após o ato sexual, sintomas urinário com micções dolorosas, etc.
          O seu diagnóstico geralmente ocorre através de uma laparoscopia que é um tipo de cirurgia mais simples, onde é inserida uma câmara pelo o umbigo, para visualizar o tamanho e a localidade da lesão. Daí é ocorre uma biópsia do tecido suspeito para que se possa fazer o exame anatomopatológico que dará a certeza da doença.
          Não existe tratamento específico para a endometriose, mas vale ressaltar que existe formas para aliviar as dores, manter a mulher fértil para uma possível gravidez, limitar a doença, alem do tratamento clinico e cirúrgico. A prevenção mais aceita nos dias atuais é a utilização de alguns anticoncepcionais, que pode diminuir a incidência da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário