sábado, 30 de outubro de 2010

Quelóide

          Quelóide é uma lesão formada por tecido de cicatrização, quando a pele é ferida as células se multiplicam para preencher a espaço q ficou vazio devido à morte celular. Porém quando as células continuam se reproduzindo, mesmo depois do preenchimento do espaço o resultado é uma queloide. Tendo uma tendência individual pra seu aparecimento, sendo mais comum em negros e morenos.
         Clinicamente sua superfície é brilhante e sua cor varia do róseo para o vermelho, mostra-se como um tumor endurecido, com coceira ou um pouco dolorida.

Tratamento 
          É muito difícil remover uma quelóide e mesmo depois da retirada é possível q ela volte, a cirurgia não é uma boa idéia, embora pareça atraente.Sua retirada deve ser sempre acompanhada de outros tratamentos como a compressão e a radioterapia.

Os métodos de terapia incluem:
-injeções de cortisona, criocirurgia, laser, cirurgia associada a injeções de hidrocortisona.                  Geralmente o tratamento é iniciado com medidas menos agressivas como corticosteróides tópicos e placas de silicone. 
          A associação das técnicas de tratamento aumenta a chance de cura e deve ser determinada de acordo com cada caso.

Cirrose

Cirrose é uma patologia mais conhecida no fígado, que causa mudanças no funcionamento de suas células, levando a formação de um tecido fibroso e a formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea alterando o seu funcionamento. É desencadeado por inflamações crônicas do fígado, geralmente acomete mais pessoas alcoólatras ou que possuem hepatites crônicas pelos vírus B e C, pelo uso de determinados medicamentos e pela hepatite auto-imune. Sua sintomatologia é de difícil prescrição, pois geralmente não ocorre sintomas no inicio, tornado-o mais difícil o seu diagnostico precoce, com o avançar da doença pode ocorre náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo, inchaço (principalmente nas pernas), ascite (presença de líquido na cavidade abdominal), entre outros. Em casos mais avançados pode ocorrer a encefalopatia hepática (síndrome que provoca alterações cerebrais provocadas pelo mau funcionamento do fígado). O tratamento é dado pela suspensão do agente causador( medicamentos,álcool...) quando se pode ainda reverter a doença, pois ela pode também ser irreversível sendo fatal, por isso da importância que seja feito o diagnostico quanto mais cedo melhor, ou em casos mais graves é feito um transplante de fígado levando a cura da doença. Para sua prevenção é recomendado tomar vacinas contra hepatites, evitar o uso excessivo de álcool, medicamentos, usar preservativos nas relações sexuais, entre outros.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Exsudato e Transudato

            Exsudato: é o resultado das reações inflamatórias, onde ocorre deposições de fluidos celulares, fragmentos celulares, entre outros rico em proteínas e com o aumento da sua permeabilidade, em locais não apropriado como tecidos ou superfícies teciduais, com. Transudato: é o resultado das alterações hidrostáticas, onde ocorre um aumento na pressão sanguínea, com baixo teor protéico e com permeabilidade baixa.